quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

As fantásticas ideias da Sra. ministra


Muito bom dia caros visitantes!

Queríamos, antes de mais, agradecer às pessoas que participaram na nossa votação e que comentaram os nossos posts pela colaboração.


Hoje, o nosso post será mais formal, voltando-se para a política e para o que tem acontecido no mundo da música. Como tem sido ultimamente divulgado nos meios de comunicação social, o Governo e nomeadamente a nossa querida Sra. Ministra da Educação resolveu reformular o ensino da música em Portugal (sim!!! Embora muitos não saibam, existem mesmo conservatórios de música espalhados pelo nosso país!).

Passamos a explicar... O Ensino de música no 1º Ciclo vai ser unicamente dado pelas AEC´s (Actividades de Enriquecimento Curricular). Ou seja, todo o ensino público de iniciação musical (que comporta Instrumento, Formação Musical e até Coro) será substituído por aulas de 2 horas por semana sem currículo definido. (Note-se a ironia desta mudança quando a intenção do Governo é MELHORAR o ensino).

Além disto, querem acabar com o Regime Supletivo nos Conservatórios Públicos. Regime este, que visa dar a oportunidade a alunos que façam dois percursos paralelos ao mesmo tempo, tanto Música (num Conservatório), como num curso Científico-Humanístico (numa escola da escolha do aluno). Esta abolição vai fazer com que muitos dos alunos que estão a tentar criar um futuro que passe também pela criação artística, passem para o Ensino Privado (que como o nome diz, acarreta grandes custos financeiros), ou que simplesmente abdiquem dessa formação.

Assim, é fácil de compreender a insatisfação das pessoas envolvidas, mas devemos sublinhar que é uma medida que compromete seriamente o futuro cultural do nosso país, pois estas oportunidades limitar-se-ão à elite (entenda-se pessoas com recursos económicos suficientes para ter acesso à formação musical).

Devem-se estar a questionar acerca da razão pela qual este assunto está a ser aqui referido. Dado que estas novas medidas têm uma forte influência e terão consequências graves a curto prazo, apelamos ao bom senso e à reflexão de todos para esta causa, pois interfere no bom desenvolvimento socio-cultural, que diz respeito a todos nós.

Assinem a petição para não deixar que estas medidas se venham efectivamente a impôr.

http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html

Apenas a união por uma causa pode alterar as medidas tresloucadas da Excelentíssima Ministra e contribuir para a cultura e arte neste País.

Não esqueçam: A ARTE É O COMBUSTÍVEL DAS SOCIEDADES (abre caminho para novas ideias, liberta as mentes, permite o deselvolvimento humano, individual e colectivo)

COLABOREM,

Cumprimentos do grupo 3.

1 comentário:

Anónimo disse...

É um crime o que aquela senhora quer fazer!

Já assinei a petição!




Diogo Marmelada